O que é a Hipermetropia ?
Hipermetropia é uma condição que provoca dificuldade em enxergar de perto. Em muitos casos, pessoas com hipermetropia sentem dores de cabeça, visão embaçada e estresse ocular, ao focalizar um objeto próximo durante muito tempo.
A hipermetropia é muito comum, e muitas pessoas a possuem em algum grau. Porém, é quando esta condição começa a incomodar que uma atitude deve ser tomada para corrigi-la.
As causas da Hipermetropia
Hipermetropia é uma condição hereditária e é causada por uma anomalia no formato do globo ocular – o eixo é mais curto do que o normal – em alguns casos a razão para a hipermetropia pode ser o cristalino do olho não ser suficientemente curvado.
Nos dois casos, a hipermetropia significa que a luz se foca no lugar errado dentro do olho – isto resulta em objetos próximos fora de foco.
É comum que a hipermetropia seja confundida com a presbiopia. Ambas as condições têm resultados similares – a dificuldade de se enxergar objetos de perto. – mas suas causas são diferentes.
Como tratar a Hipermetropia :
A hipermetropia não é normalmente diagnosticada em um exame de vista básico, pois estes exames apenas medem a habilidade de se enxergar objetos à distância. Em caso de suspeita de hipermetropia, um exame mais completo deve ser feito.
A forma mais fácil e segura de se tratar hipermetropia é usando lentes de contato. As lentes têm uma curvatura que interfere na forma como a luz reflete na retina, curvando-a mais, fazendo assim com que ela se foque no lugar certo.
Em casos de hipermetropia leve (poucos graus) você talvez só precise usar suas lentes corretivas ao fazer tarefas minuciosas ou que exijam proximidade visual, como ler, costurar ou usar o computador. Aqueles que sofrem de uma forma mais severa de hipermetropia, ou acumulam hipermetropia e outra condição, como o astigmatismo, deverão usar suas lentes com maior frequência.
Durante seu exame de vista seu oftalmologista deverá instruí-lo sobre a frequência com a qual você deverá usar suas lentes corretivas. Ele provavelmente fará perguntas sobre seu estilo de vida e seu trabalho para definir a melhor forma, no seu caso, de lidar com a hipermetropia.
É importante que todos façam exames regulares de visão, pois estas condições tendem a mudar lentamente com o tempo. Para aqueles diagnosticados com hipermetropia, estes exames permitirão ao seu oculista monitorar sua condição e alterar sua receita caso seja necessário.
Corrija a Hipermetropia com lentes de contato
Caso você tenha sido diagnosticado com hipermetropia e necessite usar lentes corretivas, lentes de contato podem ser a escolha perfeita: elas são seguras e fáceis de usar e não interferem na sua aparência.