A Ótica da Fábrica te explica tudo sobre Lentes de Contato
Lentes de contato são pequenas lentes aplicadas diretamente nos olhos para correção visual. Hoje em dia elas são uma das maneiras mais usadas para se corrigir problemas de visão e uma estimativa de 125 milhões de pessoas ao redor do mundo usam lentes de contato.
A história das lentes de contato pode ser um tópico interessante a ser explorado, e, ainda que a tecnologia usada para se fabricar lentes de contato date apenas de 50 anos, Leonardo da Vinci foi a primeira pessoa a considerar a ideia de lentes de contato ainda no sec. XVI.
Desde então elas evoluíram e se transformaram nos pequenos, confortáveis e extremamente acurados artigos com os quais estamos tão familiarizados.
Porque escolher lentes de contato?
Existem muitos motivos que levam as pessoas a optar por lentes de contato ao invés de óculos. Entre estes pode estar o fato de que lentes de contato são fáceis de se usar além de não interferirem na aparência de quem as usa.
Para aqueles que têm um estilo de vida ativo, óculos podem atrapalhar ou até ser perigosos, já que suas armações e lentes podem se quebrar e causar danos aos olhos. Além disso, lentes de contato não embaçam e permitem um campo de visão maior.
Caso não queira usar óculos, cirurgia a laser também pode ser uma opção, mas muitos têm receio desta tecnologia e a natureza não invasiva das lentes de contato pode ser considerada uma melhor solução. Lentes de contato também são uma opção bem mais barata, já que uma operação pode custar milhares de reais.
Que tipos de lentes estão disponíveis?
Nos dias de hoje, lentes de contato podem ser usadas para tratar uma grande gama de problemas visuais incluindo: astigmatismo, presbiopia, hipermetropia e miopia.
Mesmo em casos em que não seja preciso corrigir problemas de visão pode-se optar por usar lentes de contato coloridas ou de efeito para melhorar ou inovar sua aparência.
Durante anos alguém que quisesse usar lentes de contato teria que comprar um par apenas e usá-lo por um período de um ano, usava-se muito tempo e dinheiro para manter as lentes limpas. Hoje, no entanto, a maior parte das lentes são descartáveis, seja mensal ou diária, tornando-as melhores para a saúde dos olhos do usuário assim como bem mais fáceis de cuidar.
A evolução das lentes de contato tem ido ao encontro do material ideal e do desenho que nos permite obter a máxima tolerância, a melhor visão e com mínimas complicações de uso. As lentes de contacto são feitas de polímeros (também denominados de plásticos). Isto é, moléculas muito grandes constituídas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas.
As LC de Silicone-Hidrogel (Si-Hi) têm tido um efeito significativo no mercado desde o seu lançamento. Elas combinam as propriedades de transmissibilidade dos gases das lentes rígidas permeáveis aos gases com o conforto das lentes hidrofílicas.São as chamadas lentes hidrofilicas de alta transmissibilidade, pela sua combinação de (Si-O) com hidroxi-etil-metacrilato (HEMA), o componente básico das lentes hidrofílicas convencionais.
Como descobrir mais sobre lentes de contato
Caso queira saber mais sobre lentes de contato talvez seja recomendável a procura de um especialista, principalmente no que diz respeito à saúde visual específica de cada um.
Lembramos que todos devem fazer um exame de vista a cada dois anos e, pessoas com idade acima de 70 anos, anualmente.
.